Keila Grinberg trata em sua coluna do emprego doméstico no Brasil e das recentes mudanças nas leis que o regulamentam. Para a historiadora, esse tipo de trabalho, que traz resquícios da escravidão, será aos poucos incorporado à nossa rotina, a exemplo do que já ocorre no primeiro mundo.
O antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte trata, na coluna deste mês, das relações entre as famílias e seus membros homossexuais. Ainda marcadas por ansiedade e sofrimento, são reveladoras dos caminhos possíveis de nossa cultura e dos valores cruciais que a compõem.
A partir do caso do desenvolvimento de novos medicamentos contra a malária – envolvendo China e EUA –, o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte trata em sua coluna de março das condições culturais em que se dão as controvérsias científicas e políticas sanitárias.
O antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte trata, na coluna deste mês, das relações entre a origem dos antropólogos e o estilo de suas teorias e interpretações, evocando as diferenças entre importantes comunidades internacionais, como a brasileira e a indiana.
Em sua coluna de dezembro, o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte examina desenvolvimentos recentes das ciências naturais aplicadas ao ser humano, com crescente ênfase nas transformações intrínsecas à história individual num determinado ambiente sociocultural, em detrimento das explicações mais reducionistas que antes prevaleciam.