Pergunta enviada por Gabriela Vieira, por correio eletrônico.
Os parabenos, amplamente utilizados como conservantes em alimentos, cosméticos, medicamentos e outros itens, são facilmente absorvidos pela pele e exercem um efeito considerado fraco sobre os hormônios. Já foi demonstrado que a exposição de mamíferos a tais substâncias prejudica a secreção de testosterona e o funcionamento do sistema reprodutivo masculino. Também foram descritos outros efeitos tóxicos dessas substâncias, como danos ao DNA e às células hepáticas (do fígado).
Apesar de existirem muitos trabalhos que descrevem os efeitos dos parabenos em mamíferos, não há ainda estudos conclusivos com seres humanos ou dados epidemiológicos sobre o efeito da substância, que, em 1984, já era ingrediente de mais de 13 mil produtos.
Já o alumínio, na forma do cloridróxido de alumínio, é usado em antitranspirantes para reduzir a ação das glândulas sudoríparas, responsáveis pela transpiração.
A quantidade da substância nos cosméticos é regulada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de modo que não reduza a transpiração em mais que 30%. Até o momento, não há estudos científicos que descrevam seus possíveis efeitos tóxicos.
Sonia Hess
Instituto de Química
Universidade Federal de Santa Catarina
Texto originalmente publicado na CH 314 (maio de 2014). Clique aqui para acessar uma versão resumida da revista.